Fundação Maurício Grabois promove na Bahia Encontro de saberes e conhecimentos
- Mariana Silva
- 1 de dez.
- 2 min de leitura
O professor Olival Freire, presidente substituto do CNPQ, abriu o IV ENCONTRO PESQUISA & PESQUISADORES (AS) na Bahia falando do papel da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento da humanidade e para o protagonismo das nações no cenário geopolítico internacional. Não é por coincidência, disse ele, que os países mais fortes economicamente, e os emergentes, são ou estão se transformando em potências no desenvolvimento e no domínio da tecnologia. Sem tecnologia, não há soberania, concluiu o professor, destacando também a importância da Fundação na Bahia retomar este espaço de democratização do acesso à pesquisa e à ciência e criar a oportunidade do encontro entre as diversas áreas do conhecimento, além de possibilitar o diálogo entre os jovens pesquisadores com aqueles mais experientes.
Durante toda a manhã, e uma parte da tarde, do dia 28 de novembro, 17 pesquisadoras e pesquisadores convidados relataram, em 15 minutos cada, as suas pesquisas nos campos do conhecimento da Psicologia, da Física, Educação, Mulher e gênero, Comunicação e luta de idéias, Cultura, Poder público e governança territorial, História, Movimentos sociais, Mundo do Trabalho, Economia baiana e industrialização.
Participaram do Encontro o presidente estadual do Partido Geraldo Galindo, a vereadora Aladilce Souza e a diretora nacional da Fundação Maurício Grabois, e também pesquisadora convidada, Ilka Bichara, além de uma plateia de professores, intelectuais de diversas áreas, poetas e jornalistas.
Na sua fala o presidente da Fundação Maurício Grabois, seção Bahia, Everaldo Augusto, ressaltou que a diversidade de temas e de abordagens convergem para um foco comum, a necessidade de construir um projeto soberano de desenvolvimento do Brasil para superar os impasses e desigualdades que vive o país há décadas e para quebrar as estruturas conservadoras, que serviram de sustentáculo para a construção do país até aqui, segundo os projetos e interesses das elites racistas e entreguistas. No ano que vem retomaremos a discussão numa nova versão do Encontro e na construção de outros fóruns de debate sobre este importante tema da ciência e tecnologia, finalizou.
O evento foi realizado no Sindicato dos Bancários da Bahia, no dia 28 de novembro e o conteúdo completo das intervenções feitas no Encontro pode ser acessado no portal Escola de Socialismo, no YouTube.








