PCdoB e Fundação Maurício Grabois promovem Ciclo de Debates rumo ao 16º Congresso Nacional do Partido
- Mariana Silva
- 14 de jul.
- 3 min de leitura

A partir da última semana de julho, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e a Fundação Maurício Grabois (FMG) realizam um Ciclo de Debates como parte do processo preparatório para o 16º Congresso Nacional do Partido, com o objetivo de aprofundar o debate interno e ampliar a interlocução com setores progressistas da sociedade brasileira.
A iniciativa do PCdoB e da FMG tem dois objetivos principais: debater, de forma aberta e qualificada, as formulações contidas no Projeto de Resolução Política (PRP) do Congresso, e difundir amplamente as ideias do partido sobre os principais desafios do Brasil em um mundo em transformação.
O Ciclo será coordenado por Walter Sorrentino, Adalberto Monteiro, Renata Mielli e Rosanita Campos, em articulação com as direções estaduais da Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro e as equipes técnicas da Fundação Grabois.
Serão realizadas cinco mesas temáticas, em formato híbrido, com periodicidade semanal. Cada sessão terá duração de 150 minutos, será gravada e amplamente divulgada nas redes e canais de comunicação do partido e da fundação. Dirigentes e convidados de notório acúmulo nos temas comporão os painéis. Os expositores receberão o PRP e as indicações específicas de trechos relacionados à ementa de cada mesa, com falas previstas de 20 a 25 minutos.
Temas, locais e debatedores confirmados:
Mesa 1 – Capitalismo em crise e a era digital
São Paulo
Debate sobre financeirização, concentração de poder econômico e os impactos das big techs.
Participam: Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp) [a confirmar], Renata Mielli (CGI.br) e Davidson Magalhães, com mediação de Rosanita Campos.
Mesa 2 – Mundo em transição
Rio de Janeiro
Foco nas transformações geopolíticas, multipolaridade, papel do Sul Global, Brics e China.
Participam: José Luis Fiori ou Celso Amorim, Elias Jabbour (UERJ) e Luis Manuel Rebelo Fernandes (MCTI), com mediação de Madalena Guasco.
Mesa 3 – Mudanças estruturais para o Brasil do século XXI
Salvador
Discussão sobre desenvolvimento soberano e os desafios estruturais do capitalismo brasileiro.
Participam: Adalberto Monteiro, Jacques Wagner(a confirmer), Diogo Santos e Jandira Feghali, com mediação de Everaldo Augusto ou Augusto Vasconcelos.
Mesa 4 – Partido Comunista e a luta socialista no século XXI
Porto Alegre
Análise sobre identidade comunista, soberania, centralidade do trabalho e experiências de partidos comunistas.
Participam: Ricardo Abreu, Carlos Lopes, Nivaldo Santana e Nádia Campeão, com mediação de Raul Carrion.
Mesa 5 – Conjuntura desafiadora às forças progressistas e democráticas
Recife ou Brasília
Projeções para 2026, convergências programáticas e construção de maioria social.
Participam: Luciana Santos, José Dirceu ou Humberto Costa, João Campos e representantes de outros partidos como o PSOL (Paulinha Coradi) ou Simone Tebet, com mediação de Luciano Siqueira.
As sessões presenciais ocorrerão nas capitais mencionadas, com o propósito de ampliar o alcance político e intelectual das formulações do Congresso junto a setores avançados da sociedade brasileira.
Comunicação, interação e continuidade
As atividades contarão com a coordenação geral da equipe de comunicação de Renata Mielli, com apoio da equipe do Portal Vermelho, da comunicação do PCdoB e de Sarah Cavalcanti e a equipe da Fundação Grabois.
As mesas serão abertas a perguntas do público, parte delas coletadas com antecedência. As mediações serão realizadas por membros das equipes técnicas da Grabois e dirigentes partidários, especialmente os relatores das teses do Congresso: Adalberto Monteiro, Nádia Campeão e Davidson Magalhães.
Evento especial em setembro
Além das mesas regulares, a Comissão Executiva Nacional do PCdoB estuda a realização de uma mesa especial de impacto político e midiático, no mês de setembro, com o tema: “Dilemas do Ciclo Progressista na América Latina”.
A proposta é reunir grandes referências do pensamento e da política latino-americana, como Álvaro Garcia Linera (Bolívia), Gloria Inés Ramírez (Colômbia), Jeannette Jara (Chile), Ana Olivera (Uruguai) ou Karol Cariola (Chile), ao lado de Luciana Santos e Walter Sorrentino, com mediação de Ana Prestes. O local será definido entre São Paulo e Brasília.
Comments